Pater et Filius



A Liberdade Provisória apresenta-se como um espaço multidisciplinar de programação, formação e criação artística nos seus mais variados géneros - artes-plásticas e visuais, artes performativas, música, audiovisual e literatura. Neste espaço estão concentrados ateliers de artistas, escritórios de produção, assim como espaços multiusos destinados à formação, ensaios e à apresentação de espectáculos, exposições, instalações e concertos.
Feito por e para artistas, este projecto vive da confluência de diferentes áreas, estimulando assim novas parcerias, diálogos e processos de criação. Aliada à promoção de uma nova geração de criadores, a associação Liberdade Provisória preocupa-se igualmente com a gestão cultural de espaços que se encontrem abandonados, desocupados ou temporariamente disponíveis.


 EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL "PATER ET FILIUS"



 Os laços são inevitáveis, as semelhanças são físicas. Há mais de 510 anos aponta-se no horizonte do oceano Atlântico a caravela do navegador Português Pedro Àlvares Cabral a chegar em terras até então exploradas pelas mãos dos índios, dando início ao nascimento de um país conhecido hoje pelo nome de República Federativa do Brasil. E é este o fio condutor deste projeto fotográfico onde Colonizador e Colônia, Portugal e Brasil tornam-se Pai e Filho.

Um paralelo comparativo entre as cidades de Lisboa e Rio de Janeiro, explorando as características sociais, etnológicas, culturais, e urbanísticas de cada uma.

A exposição é dividida em duas séries entituladas “Imagem e Semelhança” e “Saloios Cariocas”. A primeira retrata os espaços semelhantes através das características físicas e culturais, o que brotou da terra marcando a identidade de cada país; e o reconhecimento através do reflexo, o espelho. A segunda retrata mulheres e crianças e pretende-se mostrar a mistura etnológica reforçando a figura feminina como progenitora.

Os materiais utilizados, madeira, alumínio, vidro e azulejo simbolizam alguns elementos necessários para a construção de uma casa ou de um barraco. A cultura da rua é mostrada através da colagem, caixas de luz, intervenções com stencil e tinta spray.

A estética gráfica digital assumidamente obtida através do photoshop por sobreposições de imagens e fortes contrastes de preto e branco faz um contraponto com a fotografia analógica através de ampliações em papel fotográfico preto e branco obtidas em negativos coloridos.





IMAGEM 


    “Vista do Monte Pascoal” 2011
     122x81 cm
     Tinta pigmentada colada sobre alumínio



 “O Nascimento” 2011  
130x100 cm 
Caixa de madeira / Tinta pigmentada sobre poliester / Luz Fluorescente



SEMELHANÇA

 
“Terra de Santa Cruz” 2011 
70x50 cm 
Tinta pigmentada colada sobre vidro





“Gametas Eletrificados” 2011 
40x30 cm
Caixas de Madeira / Tinta pigmentada sobre poliester / Luz








SALOIOS CARIOCAS







“Marias”, 2011 
Dimensões Variáveis 
Tinta pigmentada colada sobre alumínio



“Antonio Sebastião” 2005 
60x50 cm 
Fotografia em PB a partir de negativo Kodak cor





“Aos Pés de Fátima” 2005 
40x30 cm 
Fotografias em PB a partir de negativo Fuji cor





Divulgação 







LIBERDADE PROVISÓRIA
Avenida da Liberdade 220, 3º andar
1200 Lisboa,
Portugal
provisoria.liberdade@gmail.com
18 e 19 de Março de 2011