
Poderia definir-se “afrontamentos”, que apesar de insinuar confronto, embaraço, como as erupções de suor, ondas de calor e palpitações no coração num clima erótico, assim como as mudanças hormonais, resfriamentos, calafrios e calores na fase durante a menopausa e andropausa, também chamados achaques físicos e psíquicos (climatério).
Neste projecto colectivo, vários artísticos plásticos apresentam uma obra em que este conceito serve como matriz. Aqui os “Afrontamentos”, palavra ambígua, ganham uma particularidade plástica e conceptual ao confrontar o público com várias soluções em que é esperada uma reacção activa e não indiferente por parte deste, podendo variar do encantamento ao espanto, do erotismo à reflexão social.
A intimidade é aqui questionada, assim como o conceito de espaço enquanto galeria ou espaço cultural, tendo as soluções artísticas a capacidade de o transformar, tal como o espectador, afrontado.
Este Projeto pretende inter-agir com alguns centros culturais, museus e galerias, como no exemplo de “Afrontamentos 1”, dupla de André Fradique e Vanessa Muscolino, na Galeria Projecto de Vila Nova de Cerveira.
Não pretendemos ficar limitado a um único espaço físico, conseguindo assim uma versatilidade e continuação, cruzando experiências de norte a sul do país por parte dos artistas e do público.
PROJETO INDIVIDUAL PARA EXPOSIÇÃO
Endorphinous Instant
Fotografar, dizia Henri Cartier Bresson, é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para captar a realidade fugaz, que é quando a captura da imagem é uma grande alegria física e intelectual. É colocar na mesma linha de visão o olho, a cabeça e o coração. Para ele, corpo e mente funcionam ao mesmo tempo e o que ocorre em uma fração de segundos, no momento decisivo do disparo é finalmente o resultado da busca da confluência entre forma e conteúdo. É o INSTANTE o mais importante, mesmo na mais absoluta imobilidade e congelamento.
Utilizando a nudez como tema principal de trabalho. O “instante fotográfico” é relacionado ao “instante do prazer”. Quando o disparo do obturador pode ser um disparo de endorfina a despertar para um intenso orgasmo sexual.
Edu Pimenta from Arte Institute on Vimeo.
Divulgação
Afrontamentos 6 Clip from Arte Institute on Vimeo.
CASA DAS ARTES - PALÁCIO DA BREJOEIRA
Quinta da Brejoeira - Pinheiros
4950-660 Monção, Portugal
casadasartes@palaciodabrejoeira.pt
De 17 de Julho a 04 de Setembro de 2011